
A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Piauí iniciou, nesta quinta-feira (15), a distribuição de palma forrageira para a agricultura familiar do semiárido piauiense. A primeira entrega ocorreu no município de Simões, com a distribuição de 25 mil raquetes do cacto, beneficiando 85 produtores que atuam na criação de ovinos e caprinos.
Ao todo, mais de 400 mil raquetes de palma forrageira serão distribuídas em diferentes regiões do estado, com o objetivo de fortalecer a alimentação animal durante o período de estiagem.
A ação prioriza municípios localizados nos territórios do Vale do Rio Guaribas, Chapada Vale do Itaim, Serra da Capivara, Vale do Canindé e Carnaubais, áreas que concentram os impactos mais severos da seca.
De acordo com o superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar da SAF, Clébio Coutinho, a estratégia de distribuição está voltada, principalmente, às cooperativas que já atuam na cadeia da ovinocaprinocultura.
“A proposta é que essa palma forrageira não sirva apenas como alimento nos períodos mais críticos do ano, mas também como material vegetativo, permitindo a replicação da cultura e a ampliação das áreas cultivadas nos anos seguintes”, afirmou.
A iniciativa integra o Programa de Distribuição de Sementes e Mudas, executado pela SAF, que reúne um conjunto de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da produção no campo.
Dentro do programa, a Secretaria investe cerca de R$ 9 milhões na aquisição de 330 toneladas de sementes de milho e feijão (convencionais e crioulas), além da distribuição de 400 mil mudas de caju e 400 mil raquetes de palma forrageira.