
A Cooperativa da Agricultura Familiar da Região Noroeste do Paraná (Coopersul) inaugurou, na última quarta-feira (27), um frigorífico de peixes em Cruzeiro do Sul (PR). A Unidade de Beneficiamento do Pescado tem capacidade de abate de 15 mil quilos por dia e contou com recurso de R$ 600 mil do Governo do Estado para a construção, através do Programa Coopera Paraná.
Além dos recursos não reembolsáveis do Estado, a Coopersul conseguiu empréstimo via Pronaf, do Banco do Brasil, no valor de R$ 7,5 milhões. Com a quantia, foi possível realizar a construção da unidade que estava em planejamento desde 2021 pela entidade.
“O ponto chave é que no final da obra recebemos o Serviço de Inspeção Federal (SIF), já estamos aptos a comercializar em todo território nacional”, disse o presidente da cooperativa, Leandro Aparecido Espiniano.
A criação de peixes, da variedade tilápia, é feita em tanques-rede no Rio Paranapanema – de acordo com a entidade, a estimativa é que 123 cooperados sejam beneficiados com a atividade. A Coopersul também tem parceria com a prefeitura de Santa Inês, em que é a pesca é fomentada na Usina Hidrelétrica de Taquaruçu.
“O investimento da Coopersul em piscicultura é importante para a região, pois muitos pescadores vivem da atividade nas águas do Rio Paranapanema e agora terão onde industrializar o produto garantindo mais renda às famílias, além da perspectiva de gerar empregos no setor”, disse o chefe do Núcleo Regional de Paranavaí, José Jorge Oliveira Neto.
A proposta do frigorífico é produzir principalmente filés de tilápia, mas também terão outras variedades em menor quantidade. A Coopersul mantém contato para ampliar o atendimento a pequenos e médios supermercados do norte e noroeste do Paraná, além da região oeste de São Paulo. Os produtos são oferecidos com selo de Agricultura Familiar.