
O Governo do Pará divulgou, ontem (14), que a nova Estação de Reprodução e Alevinagem Orion Nina Ribeiro da cidade de Terra Alta (PA) já beneficiou piscicultores, proporcionando um maior dinamismo na produção, o que causou o crescimento de 35% da aquicultura no estado.
A estação foi instalada na Unidade Agropecuária de Terra Alta (Uagro), no nordeste do Pará. A reconstrução da Estação de Reprodução e Alevinagem Orion Nina Ribeiro ocorreu após 40 anos de existência, com objetivo de apoiar a produção local e fornecer insumos às comunidades atendidas pela Uagro, administrada pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).
Neste mês, o Pará, por meio da Sedap, distribuiu 150 mil alevinos de tambaqui para cerca de 100 produtores de cinco cidades no estado – Moji, Quatipuru, Castanhal, Magalhães Barata e Itupiranga. A entrega ocorreu na estação de alevinagem.
De acordo com o coordenador de aquicultura da Sedap, Alan Pragana, a Uagro necessitava de readequação às novas tecnologias, além de instalações mais funcionais. Com a reforma, os laboratórios existentes foram modernizados, com a construção de mais um para reprodução de peixes tropicais.
A unidade também recebeu 15 novos viveiros edificados em terra para manutenção e recria de alevinos de peixes tropicais, junto da reconstrução de tanques de concreto, o que vai possibilitar as pesquisas na estação de alevinagem.
“Isso resultou em um dinamismo maior de produção e também em melhores condições para capacitação de estudantes, de corpo técnico e de quem mais tiver interesse; inclusive nós já recebemos comitiva do Estado do Amapá para aprender conosco, trocarmos experiência sobre essa reestruturação que foi feita aqui”, disse Pragana.