Piscicultura

Governo da Paraíba distribui 500 mil alevinos no Sertão

Ação do Programa de Piscicultura busca repovoar açudes, garantir alimento e gerar renda para produtores rurais

Governo da Paraíba distribui 500 mil alevinos em cinco municípios do Sertão
Foto: Wenderson Araújo/CNA

O Governo da Paraíba iniciou, nesta sexta-feira (15), a distribuição de 500 mil alevinos para produtores rurais de cinco municípios do Sertão.

A ação faz parte do Programa de Expansão e Desenvolvimento da Aquicultura em Águas Interiores, conhecido como Programa de Piscicultura, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB).

As entregas ocorrerão entre 15 e 17 de agosto, contemplando Brejo dos Santos, Brejo do Cruz, Riacho dos Cavalos, Belém do Brejo do Cruz e São José do Brejo do Cruz.

O objetivo é repovoar açudes com espécies como tilápia, carpa, tambaqui e tambatinga, que estarão prontas para pesca em poucos meses, servindo de alimento e fonte de renda.

Impacto econômico e social

“O Programa de Piscicultura é de grande importância para a Paraíba. Disponibilizamos alevinos que repovoam os açudes e, em poucos meses, estarão prontos para pesca, garantindo alimento na mesa e renda extra com a comercialização do pescado”, afirmou o secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo Vieira.

A secretária executiva de Pesca, Maria Sílvia da Cunha, destacou que a iniciativa leva “alimento de ótima qualidade, desenvolvimento e renda aos pescadores e paraibanos”.

Calendário de entregas

  • Sexta-feira (15) — Brejo dos Santos (8h, 100 mil) e Brejo do Cruz (11h, 100 mil);
  • Sábado (16) — Riacho dos Cavalos (9h, 150 mil), durante a 2ª Exporiacho;
  • Domingo (17) — Belém do Brejo do Cruz (7h30, 50 mil) e São José do Brejo do Cruz (100 mil).

Os alevinos são produzidos na Estação de Piscicultura da Sedap-PB, em Itaporanga, e transportados em caminhão com tanques apropriados.

A ação do governo reforça o desenvolvimento sustentável da aquicultura no estado, gerando renda no meio rural.