Governo Federal inaugurou neste sábado (16) a horta tecnológica e a revitalização da estação de piscicultura Mais Vida, em Nossa Senhora do Livramento (MT).
O projeto, conduzido pela Embrapa, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), promete transformar a agricultura familiar na região da Baixada Cuiabana.
Segundo o ministro Carlos Fávaro, a iniciativa vai gerar conhecimento, renda e oportunidades. “Aqui vamos desenvolver tecnologias para a piscicultura, treinamento e hortas, gerando oportunidades de transformação da produção”, afirma Fávaro.
O projeto prevê o fornecimento de 1 mil alevinos para cada família, beneficiando cerca de 1,5 mil agricultores familiares, ribeirinhos, quilombolas e indígenas. Além da distribuição de peixes, a estação oferecerá cursos de capacitação para impulsionar a produção de alimentos e a geração de renda.
Durante o evento, também ocorreu a reinauguração do laboratório de alevinos e uma homenagem a Edmundo Taques, pioneiro da piscicultura em Mato Grosso.
O ministro Carlos Fávaro anunciou ainda a construção de um Centro de Capacitação, com investimento previsto de R$ 48 milhões. Com o aporte, o objetivo é integrar o conhecimento das 43 unidades da Embrapa e oferecer treinamento avançado para agricultores familiares de Mato Grosso.
Horta tecnológica fortalece agricultura sustentável
Na mesma ocasião, o governo lançou a primeira horta tecnológica do Projeto Alimentar em Nossa Senhora do Livramento, sendo a terceira no estado.
A ação, em parceria com a Associação Mato-Grossense de Inclusão Social e Agricultura Familiar (Amais), incentiva a produção sustentável de hortaliças e legumes.
O programa já atende mais de 900 famílias de forma direta e indireta, por meio de instituições parceiras, que recebem periodicamente as hortaliças e verduras cultivadas nas hortas.
Em Mato Grosso, as hortas estão localizadas nos municípios de Várzea Grande, Cuiabá e agora, em Nossa Senhora do Livramento