
O Instituto de Pesca (IP-Apta) de São Paulo, através do seu Projeto Valoriza Pesca, lançou um novo e-book “Entre marés: retratos da pesca artesanal na Baixada Santista”. Com o objetivo de realizar um retrato da atividade pesqueira na região, o e-book reuniu dados socioeconômicos inéditos.
O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa, vinculada à Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O instituto promove soluções científicas e tecnológicas para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da pesca e da aquicultura.
Além de uma profissão, a pesca artesanal é alimento, cultura e uma identidade regional para muitas famílias da Baixada Santista. Porém, segundo o novo livro do IP-Apta, a atividade pesqueira tem enfrentado uma série de desafios como: a falta de infraestrutura adequada, a pressão exercida por grandes empreendimentos costeiros e a redução da qualidade ambiental.
O e-book “Entre marés” tem como foco aumentar o debate sobre a pesca artesanal tanto entre pesquisadores e jornalistas quanto entre gestores públicos e a sociedade civil em geral.
Segundo a pesquisadora Ingrid Cabral Machado, uma das autoras do livro, os pescadores de regiões como a Baixada Santista, mais urbanizadas, são menos atendidos por levantamentos sobre o setor. Portanto, mostra-se assim a importância e necessidade de uma pesquisa como esta.