A Secretária da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Goiás incluiu, pela primeira vez, a tilápia entre os produtos disponíveis no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A decisão foi feita para estimular a cadeia produtiva da espécie no estado.
Em nota, o governo de Goiás afirma que a iniciativa amplia o mercado institucional e promove a segurança alimentar, além de fortalecer a agricultura familiar, com a integração da produção com o consumo de forma estratégica e sustentável.
De acordo com Pedro Leonardo Rezende, a inclusão da tilápia no PAA e o avanço econômico da piscicultura representam uma importante etapa na valorização dos produtores.
“Estamos falando de uma cadeia que gera emprego e movimenta agroindústrias. O apoio do Estado é essencial para transformar a piscicultura em uma fonte consistente de renda, inclusão produtiva e desenvolvimento regional”, disse
Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) 2023, informada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram produzidas 12,5 mil toneladas de tilápia, o que representa uma alta de 3,4% em relação ao ano anterior. O estado de Goiás conta com 176 cidades com piscicultura ativa e protagonismo de regiões como o Norte, Sul e Sudoeste,
“Além das condições naturais favoráveis, como disponibilidade hídrica e clima propício, o avanço da atividade é resultado direto de ações conjuntas entre o poder público, produtores e agroindústrias”, diz o governo do Estado em nota.