Mercado observa caso de gripe aviária nos Estados Unidos

Preços da carne de frango sobem no início de março, aponta o Cepea

Enquanto isso, as exportações de ovos registram recorde

criação de aves

Os preços da carne de frango encerraram a primeira quinzena de março em alta na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea, com aumento na demanda no início do mês. Esse movimento é tradicionalmente impulsionado pelo maior poder de compra de parte da população, devido ao recebimento dos salários, o que levou à valorização da proteína. Além disso, agentes do setor informaram que as vendas vêm apresentando melhora gradual após o recesso do carnaval.

Por outro lado, as exportações brasileiras de ovos processados atingiram recorde histórico para o período de fevereiro, considerando a série histórica da Secex, iniciada em 1997. O Cepea aponta que esse aumento foi impulsionado pela crescente demanda dos Estados Unidos, que estão enfrentando um surto de gripe aviária. Em fevereiro, os EUA adquiriram mais do dobro do volume de ovos processados em comparação a janeiro, tornando-se o principal destino dos embarques brasileiros dessa categoria.

Em fevereiro, o Brasil exportou 2,53 mil toneladas de ovos in natura e processados, representando um aumento de 7,2% em relação a janeiro e de 57,5% em comparação a fevereiro de 2024. Desse total, 1,14 mil toneladas foram de ovos processados, o que representa uma alta de 65,4% frente ao primeiro mês de 2025 — o maior volume de fevereiro da série da Secex. Já as exportações de ovos in natura somaram 1,39 mil toneladas, registrando uma queda de 16,8% em comparação a janeiro.