
O Programa Cadeia do Mel entregou, nesta terça-feira (13), equipamentos para apicultores da região do Juruá, no Acre. A ação é uma parceria entre o Programa REM Acre com a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e a distribuição foi feita pelo Governo do Estado.
Durante o evento, foram distribuídas caixas de abelhas e equipamentos de proteção individual aos apicultores que atuam na produção do mel silvestre, atividade que está em expansão na região do Juruá. O Programa Cadeia do Mel tem como objetivo fomentar a criação de abelhas e associar produtores às organizações, o que irá facilitar o acesso para novos recursos e outros projetos de incentivo.
“Esse apoio chega em boa hora. Com os equipamentos e a possibilidade de nos organizarmos, vamos conseguir melhorar a qualidade do mel e ampliar nossa produção”, disse o produtor Sebastião Borges, que atua na atividade.
A entrega dos materiais, através do Programa Cadeia do Mel, também está alinhada com a construção da Casa do Mel, que servirá como um ponto de benefício e comércio da produção local. Além disso, a estrutura deverá consolidar o setor como uma alternativa de renda para muitas famílias na região.
“É uma ação que une sustentabilidade, aumento de produtividade e conservação ambiental. O mel é mais do que um produto: é uma ferramenta de desenvolvimento rural”, afirma Marcos Pereira, gestor da Seagri em Cruzeiro do Sul.