
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lançou, nesta quinta-feira (31), uma nova etapa da campanha “Brasil Livre de PSA”, buscando manter os cuidados para a proteção da suinocultura do país contra riscos de introdução da Peste Suína Africana em território nacional.
A campanha conta com vídeos para difusão por meios digitais, e destaca questões básicas de cuidados para quem viaja ao exterior e para quem é produtor de suínos.
“Em diversos países do mundo ainda há casos ativos de Peste Suína Africana. A parte continental das Américas não tem qualquer registro de foco e mantemos um esforço permanente com esse objetivo. A campanha que vamos realizar é parte destes esforços, para preservarmos nossa produção desta enfermidade que há quatro décadas não é registrada em nosso país”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
Os cuidados incluem não trazer nenhum tipo de produto à base de carne suína na bagagem após a visita a outros países — o que, inclusive, é proibido pelas autoridades brasileiras –; atenção à alimentação e água dos plantéis, a proibição de visitas e a higienização total de roupas e sapatos após viagens. Veículos que acessem as propriedades também devem passar por descontaminação.
O vídeo completo da campanha pode ser assistido clicando aqui. Mais informações sobre os cuidados e a proteção dos plantéis brasileiros contra a Peste Suína Africana são encontradas nesse site.