
Durante a Expogrande 2025, em Campo Grande (MS), o governador Eduardo Riedel anunciou que o programa Leitão Vida será modernizado, com objetivo de aumentar a competitividade da cadeia produtiva de suínos no estado do Mato Grosso do Sul.
A formalização do benefício ocorreu durante o 3º Encontro Lideranças da Suinocultura, realizado pela Asumas (Associação Sul-mato-grossense de Suinocultores). Atualmente, o programa conta com 270 estabelecimentos cadastrados. Até 2024, foram R$ 64 milhões em incentivos para suinocultores.
“O Estado vai continuar com esse processo de incentivo, direto ao produtor ou pela associação, que tem maior capacidade de interação. No ano passado, o Estado entregou R$ 64 milhões em benefícios ao programa Leitão Vida. Isso é fruto do crescimento da atividade, melhoria dos indicadores”, disse o governador Eduardo Riedel.
Uma das principais novidades é a criação do ‘protocolo Leitão Vida em conformidade’, que estabelece critérios técnicos, sanitários e ambientais para a produção de suínos.
De acordo com o governo do MS, o processo será conduzido por meio de uma lista estruturada de verificações, os estabelecimentos rurais são classificados em quatro níveis — obrigatório, básico, intermediário e avançado — conforme o grau de adesão às boas práticas de produção.
Todo o processo de adesão, cadastro e recadastramento passa a ser feito de forma digital, por meio da plataforma de Serviços Eletrônicos da Sefaz, o que garante maior transparência, controle e agilidade. A nova resolução também estabelece regras mais rígidas para recadastramento e manutenção no programa, com penalidades previstas em caso de inconformidades ou descumprimento dos prazos.