
A Defesa Agropecuária alerta que a vacinação contra Brucelose se encerra no dia 31 de dezembro, em São Paulo. A campanha de imunização do segundo semestre. O órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) também informa que a próxima campanha de vacinação se inicia nesta próxima quinta-feira (1º), para imunização das bezerras bovinas e bubalinas de três a oito meses de idade até 30 de junho.
Outro alerta da Defesa Agropecuária é que o imunizante se trata de uma vacina viva. Ou seja, sem a aplicação devida, existe o risco de infecção para quem aplica a imunização. A vacinação deve ser feita por um médico-veterinário cadastrado que, além de garantir a correta aplicação, fornece o atestado ao produtor.
Para consultar os médicos-veterinários disponíveis para a aplicação, basta acessar a lista completa de nomes no site da Defesa Agropecuária. O aplicador da vacina depois fará a declaração via o sistema informatizado de gestão de defesa animal e vegetal (GEDAVE) em até 4 dias após a data da vacinação.
Em caso de divergências entre o número de animais vacinados e do rebanho da propriedade, o médico-veterinário e o produtor serão notificados via e-mail cadastrado junto ao GEDAVE.
Os animais vacinados são identificados por um botton amarelo (vacina B19) ou por um botton azul, passa a identificar as fêmeas vacinadas com a vacina RB 51. Esta forma de marcação evita que os bovinos e bubalinos sejam marcados a fogo, prezando pelo bem-estar animal.
Os bottons são válidos somente para o território do Estado de São Paulo, não sendo permitido o trânsito de animais identificados de forma alternativa para demais estados da federação.