A cobertura 4G já chega a 2.826 localidades rurais do Brasil e beneficia mais de 1,7 milhão de brasileiros. A iniciativa amplia o acesso à internet fora dos grandes centros e reduz o déficit histórico de conectividade nessas regiões.
Foto: Freepik

A expansão da cobertura 4G em 2.826 localidades rurais do Brasil já alcança mais de 1,7 milhão de brasileiros, ampliando o acesso à internet fora dos grandes centros. Coordenada pelo Ministério das Comunicações, a iniciativa envolve investimentos de cerca de R$ 4 bilhões e avança sobre regiões com histórico déficit de conectividade.

A ampliação faz parte de uma série de políticas públicas de telecomunicações, incluindo compromissos assumidos no leilão de 5G.

As ações coordenadas pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canal e TV e RTV (Gired), atua para garantir o uso eficiente do espectro, tem agilizado a chegada de conectividade móvel em regiões remotas e rurais.

Impactos no campo

A ampliação da cobertura afeta diretamente os setores de agricultura, educação, saúde e serviços públicos. No campo, o 4G permite o uso de tecnologias de agricultura de precisão. A conectividade também contribui para a permanência de jovens em áreas rurais e fortalece a competitividade do agronegócio.