A Cummins apresentou, durante a Agrishow 2025, o conceito do motor B6.7 a etanol. O equipamento, de acordo com a empresa, é projetado para operar com 100% de etanol hidratado.
Segundo o diretor de vendas Off-Highway da Cummins Brasil, Mauricio Biadola, com 325 hp de potência e 895 Nm de torque, o motor conceito de etanol tem potencial para desempenhar papel similar ao de um motor a diesel.
“Dentro da estratégia Destino ao Zero, que guia a transição energética da empresa com base em inovação, colaboração e sustentabilidade, o etanol surge como um elemento viável e importante. Reconhecemos o etanol como uma das rotas estratégicas para a descarbonização, especialmente em países como o Brasil, que possui ampla aptidão para os biocombustíveis”, disse Biadola.
O executivo afirmou que o conceito é desenvolvido para aplicações em máquinas de médio porte, como pulverizadores, adubadoras, colheitadeiras e outras soluções agrícolas no segmento, especialmente para nichos em que a disponibilidade do etanol favorece a competitividade operacional.
“Temos atuado com foco em desenvolvimento tecnológico e diálogo com o setor, mas entendemos que a consolidação dessa rota exige um esforço conjunto entre indústria, governo e os próprios produtores rurais”, diz o diretor da Cummins.