A Embrapa conduz, com parceiros, um projeto de inclusão digital para pequenos e médios produtores rurais, chamado de Semear Digital, que une trabalhadores agrícolas do Cone Sul do continente americano, ou seja, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai. De acordo com a entidade, o lançamento virtual do Piloto foi feito na última terça-feira (23).
De acordo com a entidade, a experiência será replicada nos países vizinhos ao longo dos próximos três anos, como parte do Programa de Cooperação Internacional para a Agricultura do Cone Sul (Procisur).
O projeto Semear Digital é financiado pela Fapesp, com objetivo de superar a desigualdade no campo com iniciativa de ampliar a produção e produtividade de pequenos e médios produtores através de pesquisa, desenvolvimento e inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
“O objetivo do Piloto Procisur é adaptar e expandir a experiência da Embrapa como estratégia de transformação e inclusão digital sustentável para promover o desenvolvimento agropecuário, econômico, social e territorial junto aos países membros do Procisur”, diz a Embrapa em nota.
O lançamento virtual do projeto foi moderado por Cecília Gianoni, secretária executiva do Procisur, com a presença de presidentes e diretores de instituições de pesquisa e desenvolvimento agropecuário, além de outros integrantes do projeto e do representante do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA).