
A Embrapa Meio-Norte realizará a 11ª Jornada Científica nos dias 11 e 12 de novembro. O evento contará com palestras, mesa-redonda, discussões sobre inovações tecnológicas, mercado de trabalho e apresentações de trabalhos científicos. As atividades terão início às 8h, no Auditório Central da Unidade, localizado em Teresina (PI).
O primeiro dia da Jornada será dedicado à apresentação e discussão das inovações desenvolvidas pela Unidade, com as palestras:
- Inovafrut: potencial das fruteiras nativas da região Meio-Norte para exportação, ministrada pelos pesquisadores Eugênio Emérito e Lúcio Flávio Vasconcelos;
- A pesquisa do arroz no Nordeste: o tipo branco e os pigmentados, apresentada pelo pesquisador José Almeida Pereira.
Ainda no primeiro dia, haverá debates sobre formação acadêmica, experiência profissional, exigências do mercado de trabalho no setor agroindustrial, além de reflexões sobre o perfil do profissional que o agro busca, experiências na iniciativa privada e nas universidades e empreendedorismo.
A apresentação dos trabalhos científicos será iniciada no período da tarde e continuará ao longo do evento.
No segundo dia, a palestra de encerramento abordará o tema “A inteligência artificial como ferramenta de apoio na redação técnica e científica”, ministrada pelo professor Fábbio Borges, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
O evento acadêmico tem como objetivo divulgar e debater a produção científica desenvolvida por estudantes e pesquisadores, incluindo trabalhos de conclusão de curso, projetos de iniciação científica, extensão e pesquisas avançadas.
A Jornada representa uma oportunidade para os estudantes apresentarem seus resultados, receberem feedbacks construtivos dos pesquisadores, aprimorarem suas habilidades de apresentação científica e se integrarem à comunidade de pesquisa.