O Governo de Minas Gerais entregou, ontem (28), notebooks a 121 jovens rurais para auxiliar a gestão nas propriedades. A ação faz parte do programa Futuro no Campo, e o evento foi realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).
O objetivo da ação é incentivar a sucessão no meio rural, com capacitação e assistência técnica, além de ferramentas de gestão. Os beneficiados fazem parte dos projetos Jovens do Café e Jovens do Leite, duas frentes do projeto Futuro no Campo. Os equipamentos serão utilizados para a organização e controle das atividades, através de planilhas e sistemas específicos para cada uma das cadeias.
Os notebooks também permitem o acesso a plataformas de ensino e conteúdos técnicos, para os jovens colocarem em prática os conhecimentos adquiridos durante o programa. Antes da entrega, os integrantes passaram por uma capacitação on-line, com carga horária de quatro horas e por treinamentos presenciais, com 16 horas de duração, elaborados por especialistas da Emater-MG.
“São jovens cujas famílias têm a atividade da cafeicultura ou da bovinocultura de leite já estabelecidas. Eles poderão fazer toda a gestão com as ferramentas e planilhas oferecidas pela Emater-MG, além do acompanhamento técnico”, explica a coordenadora estadual do programa, Luziane Dias de Oliveira.
A chamada pública para o programa Futuro no Campo recebeu mais de 1.400 inscrições – do total, foram selecionados 506 jovens entre 16 e 29 anos, de todas as regiões de Minas Gerais, com famílias atendidas pela Emater-MG.
O Futuro no Campo é composto por três projetos principais: Jovens do Café, Jovens do Leite e Jovem Empreendedor Rural, com ações práticas em avicultura de postura, apicultura, fruticultura e olericultura. O investimento total foi de R$ 1,9 milhão, com recursos próprios da entidade. A expectativa é que o programa seja ampliado com o apoio de parcerias públicas e privadas.