
O transporte de cargas no Brasil, especialmente no agronegócio, sempre foi um setor marcado por processos manuais, pouco transparentes e difíceis de escalar. Fato é que, até pouco tempo atrás, a contratação de fretes no país costumava ser feita por e-mail, telefone ou, em casos mais avançados, por mensagens.
Diante desse contexto, nasceu em 2018 a goFlux, uma plataforma digital que vem transformando a logística brasileira com tecnologia, inteligência de mercado e um olhar atento à sustentabilidade.
Para isso, a empresa criou uma plataforma, que é hoje o maior ecossistema de dados logísticos do Brasil, o qual apresenta organização, eficiência e segurança ao setor.
Solução que conecta embarcadores e transportadoras
A goFlux atende dois públicos principais: embarcadores, como empresas dos setores de grãos, fertilizantes, açúcar, etanol, sementes e alimentos; e transportadoras, responsáveis por movimentar grandes volumes de cargas por longas distâncias. Sendo assim, a plataforma da goFlux resolve três grandes dores desse ecossistema:
- Compliance: todos os processos são documentados digitalmente, com total rastreabilidade;
- Escalabilidade: é possível ampliar o uso de transportadoras com rapidez e segurança;
- Economia: ao automatizar a contratação e gestão de fretes, a plataforma gera ganhos operacionais significativos.
IA e previsibilidade: o poder dos dados na logística
Consolidada no mercado, a goFlux construiu uma base de dados confiável e robusta a partir do alto volume de fretes que a empresa transaciona diariamente. Com essa base de dados em mãos, a empresa desenvolveu o goFlux View, uma solução com inteligência artificial que permite aos seus clientes projetarem o comportamento dos fretes em uma janela de até 12 meses.
Essa inteligência preditiva possibilita aos embarcadores antecipar tendências, planejar melhor e negociar com mais assertividade, gerando assim, maiores margens lucrativas. E o futuro vai além: a meta é que a plataforma tome decisões de forma autônoma, com base em dados reais e em tempo real.
Sustentabilidade na prática: logística Carbon Free (livre de carbono)
Cada vez mais exigida pelo mercado, a goFlux também incorporou a pauta ambiental ao seu core de soluções. Com o programa Carbon Free, desenvolveu uma calculadora integrada à sua plataforma — baseada no GHG Protocol e adaptada à realidade brasileira — que permite aos clientes calcular suas emissões de CO₂ e adquirir créditos de carbono de forma prática. A proposta é clara: facilitar a transição para uma logística mais limpa e responsável.
Para a GoFlux, o futuro do setor logístico passa pela automação, inteligência de dados e sustentabilidade. A empresa já investe fortemente em engenharia de dados e inteligência artificial para seguir à frente dessa transformação. A visão é de uma logística onde decisões são tomadas por algoritmos confiáveis, com base em grandes volumes de dados históricos e em tempo real.
“Não é mais uma tendência, mas sim a nova realidade. Quem não usar dados vai ficar para trás”, afirma Luis Martinez, CSO de vendas e operações da goFlux.
Com tecnologia, inteligência e compromisso ambiental, a goFlux segue redesenhando a logística no Brasil — mais eficiente, inteligente e preparada para o futuro.
Para continuar se consolidando no mercado, a empresa é aliada e oferece suas soluções aos membros do Clube Broto, um clube de benefícios que conecta produtores rurais a soluções tecnológicas para antes, dentro e depois da porteira.
Os assinantes têm acesso a ofertas especiais, descontos exclusivos, benefícios e recompensas, além de um portfólio de soluções tecnológicas criteriosamente selecionadas pelos especialistas do Broto.