O Governo do Maranhão lançou a I Jornada de Inovação da Agricultura Familiar, iniciativa que promete fortalecer o uso de tecnologia, ciência e empreendedorismo no campo. O programa é resultado de uma parceria entre Fapema, Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Agência Marandu.
Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

O Governo do Maranhão lançou a I Jornada de Inovação da Agricultura Familiar, iniciativa que promete fortalecer o uso de tecnologia, ciência e empreendedorismo no campo. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Brandão durante a Femaf e a Fenafes, eventos que reúnem agricultores familiares de todo o Nordeste.

A Jornada da Inovação é resultado de uma parceria entre Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Agência Marandu. Com início nesta sexta-feira (28), a Jornada vai capacitar estudantes e aproximar soluções inovadoras das necessidades reais dos agricultores.

Serão dois meses de atividades envolvendo 30 equipes formadas por estudantes do ensino médio, técnico e superior. Os participantes terão acesso a oficinas, ideação e mentorias focadas na resolução de desafios estratégicos da agricultura familiar, como acesso à terra, regularização fundiária, melhoria produtiva e sustentabilidade.

Um dos eixos centrais é o acesso à terra, tema destacado pelo governador Carlos Brandão, que relembrou os avanços do programa Paz no Campo e o aumento expressivo na emissão de títulos de propriedade. “O agricultor familiar tem que ter segurança jurídica. Apenas este ano serão 10 mil títulos entregues, consolidando quase 20 mil”, afirmou.

Para o presidente da Fapema, Nordman Wall, a Jornada fortalece a conexão entre juventude, ciência e produção rural. “A agricultura familiar é, sim, um espaço de inovação. Queremos que os jovens desenvolvam soluções reais para o campo, unindo tecnologia e desenvolvimento social”, destacou.

As equipes receberão bolsas financiadas pela Fapema, garantindo condições para desenvolver projetos que podem resultar em novos produtos, serviços e modelos de negócio. A iniciativa também valoriza práticas alinhadas à sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Ao final da Jornada, cada equipe apresentará um vídeo-pitch e participará de um DemoDay, quando serão premiadas as melhores propostas. As equipes vencedoras terão apoio para transformar suas ideias em negócios reais, com orientação para criação de startups, aperfeiçoamento dos produtos e conexão com investidores.

A expectativa é que a Jornada da Inovação fortaleça o empreendedorismo rural, incentive a permanência dos jovens no campo e gere soluções capazes de melhorar a produtividade, reduzir custos e ampliar a competitividade da agricultura familiar no Maranhão, unindo questões reais com o conhecimento acadêmico de instituições como a Uema e o Fapema.