Foto: Justoken
Foto: Justoken

A Justoken anunciou, na última segunda-feira (3), o lançamento do Traceability & Sustainability Explorer (T&S Explorer), uma plataforma que combina tecnologias de blockchain, dados de satélite e Inteligência Artificial (IA), com o objetivo de fortalecer a rastreabilidade e a conformidade ambiental em cadeias agroindustriais.

A plataforma foi criada para atender exportadores, indústrias e traders que precisam comprovar a origem e o desempenho ambiental de seus produtos, com objetivo de atender a padrões internacionais, como os definidos pelo EUDR (Regulamento da União Europeia sobre Desmatamento), 2BSvs (Biomass Biofuels Sustainability voluntary scheme) e EPA (Economic Partnership Agreements).

Um dos primeiros casos de aplicação do T&S Explorer ocorre em colaboração com a Bunge, no contexto de um acordo com a Bangkok Produce Merchandising (CP Group). O projeto utiliza tecnologia desenvolvida pela Justoken para rastrear digitalmente soja e farelo de soja brasileiros, certificados como livres de desmatamento. O lançamento ocorre após a validação de um projeto-piloto que acompanhou cerca de 375 mil toneladas da oleaginosa.

O lançamento ocorre em um momento de adaptação das empresas às regras da EUDR, que começam a valer em 30 de dezembro de 2025 para companhias de médio e grande porte

Entre as principais funcionalidades do T&S Explorer estão a rastreabilidade ponta a ponta de fazendas e lotes, o monitoramento geoespacial contínuo do uso do solo e áreas protegidas, o controle de estoques por qualidade e conformidade, e a governança de fornecedores diretos e indiretos, com pontuação de risco e trilha auditável.

Além da soja, a Justoken também aplica a plataforma em outras cadeias de produção, como milho, arroz e pecuária. A plataforma foi desenvolvida para operar em larga escala e integrar dados de sensores IoT, previsões meteorológicas e provedores independentes de verificação.