Reunidos nesta semana, em painel na Futurecom, na capital paulista, especialistas no segmento de telecomunicações e de tecnologia da informação pontuaram que a infraestrutura de conectividade – que vem avançando no campo
Foto: Freepik

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou na terça-feira (4) o Painel Gerencial do Plano ABC+, uma plataforma digital para monitorar a adoção de práticas sustentáveis no campo. Desenvolvido em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a ferramenta reúne dados sobre dez tecnologias sobre adaptação climática e redução de emissões na agropecuária, o que permite acompanhar o cumprimento das metas ambientais do Brasil.

O Painel Gerencial do Plano ABC+ permite acompanhar, de forma interativa e georreferenciada, indicadores relacionados às SPSABC+ (Sistemas, Práticas, Produtos e Processos de Produção Sustentáveis).

A ferramenta é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Mapa e a estatal, abrangendo o eixo conhecido como Plataforma ABC+, componente do Sistema Integrado de Informações do Plano Setorial para Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (SINABC).

Raiz Tech

O Painel Gerencial também abre espaço para a oferta de novos serviços digitais voltados ao agronegócio – entre eles a consulta sobre área e vigor de pastagens, disponibilizada ao mercado por meio da plataforma Raiz Tech, ferramenta criada pelo Serpro para reunir, em um único ambiente, dados oficiais sobre o território e a produção rural do país.

Sustentabilidade

O Painel Gerencial do Plano ABC+ reforça métricas de práticas sustentáveis, como a recuperação de pastagens degradadas, a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), sistemas irrigados, manejo de resíduos animais e uso de bioinsumos, entre outros.

As informações podem ser filtradas por bioma, estado ou município. O projeto integra a estratégia nacional de adaptação e baixa emissão de carbono na agropecuária (ABC+), vigente até 2030.