
O governo de Mato Grosso do Sul lançou o Sistema de Gerenciamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Sigater), uma ferramenta digital que moderniza o atendimento da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) aos produtores da agricultura familiar. O anúncio foi feito durante a abertura do 2º TecLeite-MS, em Glória de Dourados.
De acordo com Jaime Verruck, secretário da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), o sistema permitirá que o atendimento prestado pelos técnicos da Agraer seja registrado e monitorado, possibilitando um acompanhamento detalhado das ações junto aos agricultores familiares.
A partir de novembro, o Sigater contará com um módulo gerencial de controle e monitoramento da agricultura familiar no Estado, permitindo avaliar quantas ordens de serviço foram emitidas e em quais áreas houve apoio técnico.
Desenvolvido pela Sigma Sistemas, o Sigater funcionará de forma integrada e online, permitindo que as unidades regionais e a administração central da Agraer acessem as informações em tempo real.
O aplicativo também está vinculado ao MS Digital e substituirá o antigo sistema ATER-MS. Segundo a Agraer, o Sigater integrará todas as ações de assistência técnica e extensão rural realizadas no Estado, desde visitas técnicas até a elaboração de projetos, emissão de relatórios e acompanhamento de resultados.