
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou nesta segunda-feira (7) a plataforma ConectaAgro, nova ferramenta digital para fortalecer a presença internacional do agronegócio brasileiro. A iniciativa integra informações estratégicas sobre intercâmbio comercial, eventos, feiras e a atuação dos adidos agrícolas em mercados prioritários. O objetivo do ConectaAgro é facilitar o acesso dos produtores rurais ao mercado externo.
De acordo com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o ConectaAgro se soma a outras ações do governo federal voltadas à promoção das exportações agropecuárias brasileiras.
“Nosso propósito é abrir portas para mercados externos e garantir que o Brasil continue sendo um dos principais fornecedores globais de alimentos”, destacou Fávaro.
A plataforma será aliada de outras iniciativas da pasta, como o AgroInsight, o Passaporte Agro, a Caravana do Agro Exportador e o Pool de Tradings, todas voltadas ao fortalecimento da pauta exportadora do setor.
Acesso a dados estratégicos para exportação
Segundo o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luís Rua, o ConectaAgro chega para facilitar o acesso a informações de mercado. E também torná-lo mais ágil e eficiente o processo de exportação.
“Ter acesso rápido e preciso a dados de mercado é essencial para iniciar ou consolidar negociações internacionais. Isso permite decisões mais estratégicas e alinhadas às exigências dos mercados globais, aumentando a competitividade do agro brasileiro”, afirmou o secretário.
Atualmente, o Brasil conta com 38 adidos agrícolas atuando em países estratégicos. Esses profissionais desempenham papel crucial na abertura de novos mercados, resolução de barreiras técnicas e participação em feiras e missões empresariais para promover os produtos do agronegócio nacional.
Com o lançamento do ConectaAgro, o governo reforça o compromisso com a expansão do comércio exterior agropecuário. E assim, oferecer aos produtores uma base sólida de informações para ampliar sua atuação internacional.