Em um setor cada vez mais nivelado pelo avanço tecnológico, a competitividade no agronegócio deixou de ser pautada apenas por maquinário moderno ou insumos de ponta. A organização financeira desponta como um dos principais diferenciais entre produtores bem-sucedidos e aqueles que enfrentam dificuldades. É neste cenário que atua a NTG Data, tesouraria especializada em Business Process Outsourcing (BPO), que integra o Clube Broto e oferece soluções de gestão para o setor agropecuário.
Um dos principais gargalos enfrentados pelos produtores é a ausência de controle financeiro eficiente, especialmente quando essa função recai sobre pessoas com múltiplas responsabilidades dentro da propriedade rural. O resultado, muitas vezes, é a perda de visibilidade sobre os custos e a dificuldade de acesso ao crédito.
Criada em 2011, inicialmente para atender o setor de restaurantes, a NTG Data foi fundada por Ricardo Azevedo de Albuquerque e Pedro Henrique Prisco Paraizo com a proposta de organizar contratos e estruturar as finanças de pequenas e médias empresas. A missão, desde o início, é clara: oferecer eficiência, clareza de resultados e mais tempo livre para o cliente focar no que realmente importa — seja no negócio ou na vida pessoal.
“Começamos com fundo de garagem, literalmente, e para solucionar uma necessidade que a gente enxergava no mercado, que era empreender e gerir uma empresa”, diz Ricardo.
“Em uma atividade pequena, o empreendedor precisa se dedicar a construir uma equipe para gerar o negócio, o que tem todo o custo trabalhista e acaba correndo o risco de não ter o conhecimento técnico para montar um administrativo financeiro”, disse Pedro, que complementa ao afirmar que foi nesse contexto que a NTG Data surgiu no mercado.
Gestão financeira próxima ao produtor
A NTG Data aposta em um modelo de relacionamento direto e simplificado com os produtores, utilizando ferramentas digitais de fácil acesso, como o WhatsApp, para centralizar documentos, aprovar pagamentos e enviar relatórios personalizados. Tudo com foco na praticidade e agilidade.
“Hoje a ideia é simplificar a relação de tal forma que ela possa ser feita por canais que a pessoa usa para trocar figurinha. Ou seja, nós mandamos um relatório financeiro que o produtor abre por ali, ou ele manda a foto de uma nota fiscal e a gente consegue fazer o pagamento do fornecedor. Nós operamos com o que está é ele tá na mão desse produtor”, disse Pedro.
Com essa abordagem, a empresa também reduziu significativamente o uso de papel e promoveu práticas mais sustentáveis entre seus clientes.“Sustentabilidade está ligada à eficiência. Buscamos soluções que otimizem recursos, reduzam desperdícios e contribuam para um impacto ambiental positivo”, destaca Ricardo.
Organização: chave para o crédito e o crescimento
Segundo estudo do Climate Policy Initiative/PUC-Rio, apenas 15% dos produtores rurais têm acesso ao crédito, embora a agricultura familiar represente 75% das propriedades rurais do país. A falta de organização financeira é apontada como uma das principais causas dessa baixa adesão.
Para a NTG Data, uma gestão de tesouraria bem estruturada é decisiva não apenas para o equilíbrio financeiro, mas também para o acesso a crédito, investimentos em tecnologia e aumento da competitividade no campo.
“Trabalhamos dentro do ecossistema agro, organizando a área financeira para que o produtor possa apresentar dados concretos e conseguir crédito com mais agilidade”, afirma Pedro. “Com o avanço da tecnologia, o diferencial real hoje está na capacidade de gestão e planejamento.”
A ausência de uma gestão adequada pode travar investimentos essenciais, como a modernização de equipamentos, mesmo com a ampla oferta de tecnologias disponíveis no mercado agrícola.
“Para investir em tecnologia — seja em monitoramento do solo ou em maquinário para a semeadura — é preciso ter controle financeiro. E quem não tem isso organizado, dificilmente conseguirá evoluir nesse aspecto”, ressalta Pedro.
Parcerias com Banco do Brasil e Broto
Membro ativo do Clube Broto, a NTG Data oferece suas soluções como parte da proposta da plataforma do Banco do Brasil, que busca digitalizar e empoderar o produtor rural com benefícios exclusivos e acesso a novas tecnologias.
“Baseado na evolução da tecnologia e com o open banking, nossa proposta é oferecer um serviço de tesouraria e contabilidade de excelência, que possibilite o acesso dos produtores às melhores oportunidades”, finaliza Pedro.
O Clube Broto oferece aos seus assinantes uma série de vantagens exclusivas, como descontos, recompensas e um portfólio de soluções tecnológicas selecionadas por especialistas — sempre com o objetivo de tornar o produtor rural mais competitivo e preparado para os desafios do mercado atual.