O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou um painel digital interativo que reúne, de forma clara e acessível, os 500 novos mercados para produtos do agronegócio brasileiro abertos desde 2023 em todos os continentes, consolidando as aberturas comerciais obtidas pela atual gestão por meio da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais.
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O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou um painel digital interativo que reúne, de forma clara e acessível, os 500 novos mercados para produtos do agronegócio brasileiro abertos desde 2023 em todos os continentes, consolidando as aberturas comerciais obtidas pela atual gestão por meio da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais.

Painel facilita consulta e análise das aberturas comerciais

O painel apresenta um mapa-múndi dinâmico com filtros que permitem cruzar informações por produto, país, ano, continente e categoria. Dessa forma, o usuário pode identificar quantos mercados foram abertos em determinado período, quais países lideram em número de oportunidades, quais grupos de produtos mais se beneficiaram e a participação relativa de cada categoria.

A ferramenta é voltada para diferentes públicos, como produtores rurais, cooperativas, empresas exportadoras, entidades setoriais, gestores públicos, pesquisadores e imprensa.

Aproximadamente 60% das aberturas foram conquistadas em postos que contam com adidos agrícolas. Nos dez países com maior número de mercados abertos, há adidos posicionados junto às embaixadas brasileiras.