
Neste domingo (9), teve início na Alemanha a Agritechnica 2025, considerada a maior feira de maquinários agrícolas do mundo. Após o anúncio dos vencedores do prêmio Tractor of the Year 2026, foi apresentado o robô agrícola AgXeed 2.055 W3 – equipamento classificado pelo júri e por especialistas como “o primeiro robô agrícola comercialmente maduro da Europa”.
Desenvolvido na Holanda, o modelo opera de forma totalmente autônoma, sendo capaz de executar todas as etapas da lavoura, desde o preparo do solo até a semeadura.
A tecnologia conta com um motor diesel-elétrico e um avançado sistema de navegação que combina GPS-RTK, LiDAR e sensores táteis. O robô pode trabalhar em diferentes tipos de cultivo graças aos implementos fixados em três pontos.
De acordo com Sebastian Henrichmann, representante da Agravis, empresa responsável pela comercialização do trator na Alemanha, o AgXeed 2.055 W3 pode ser utilizado tanto em grandes áreas de grãos, como milho e soja, quanto em culturas especiais, como alface e aspargo. O preço do equipamento gira em torno de 320 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 2 milhões.