Durante a Agritechnica, feira de máquinas agrícolas que ocorre em Hannover, na Alemanha, a empresa alemã Digital Workbench apresentou um robô autônomo capaz de eliminar ervas daninhas pela raiz por meio de disparos de laser guiados por inteligência artificial
Foto: Freepik

Durante a Agritechnica 2025, feira de máquinas agrícolas que ocorre em Hannover, na Alemanha, a empresa alemã Digital Workbench apresentou um robô autônomo capaz de eliminar ervas daninhas pela raiz por meio de disparos de laser guiados por inteligência artificial.

A tecnologia tem como objetivo reduzir ou substituir o uso de herbicidas e diminuir a dependência de mão de obra, um dos maiores desafios da horticultura europeia.

Segundo Bernhard Limbrunner, chefe de Vendas, Produtos e Serviços da empresa, o robô utiliza técnicas de visão computacional e algoritmos de inteligência artificial para detectar e agir com precisão sobre o centro e as raízes das plantas.

O equipamento, que custa a partir de R$ 420 mil, faz parte da linha T-Pod, desenvolvida pela Digital Workbench nos últimos cinco anos. Ao todo, são três modelos de plataformas autônomas, que variam em tamanho, potência e aplicação.

O modelo T-Pod 500 é o menor da linha. Elétrico, foi projetado para tarefas leves, como monitoramento e fenotipagem, e possui autonomia de até seis horas por carga. Já os modelos T-Pod 1500 e T-Pod 2500 são híbridos, com motores diesel-elétricos, e podem operar por até 24 horas, bastando reabastecer o combustível.

Cada protótipo pode ser configurado de acordo com as necessidades do produtor. No momento, a empresa concentra suas operações na Europa, mas o Brasil já está no radar da Digital Workbench.