Clube Broto

Como o Rural Rota utiliza tecnologia para auxiliar o produtor em sua rotina no campo 

Ferramenta criada dentro da porteira ajuda produtores a gerir a fazenda com praticidade, mesmo sem internet

A farmer stands in a lush green field, holding a tablet and examining crop data. The sun sets in the background, casting warm light across the landscape, highlighting the farmer's focus and the thriving plants around him.

Quando a sucessão familiar no campo e a dificuldade na automatização de processos se tornaram desafios próximos, dois empresários decidiram transformá-los em solução e criaram uma ferramenta capaz de digitalizar a rotina da fazenda, da porteira para dentro. Nasceu assim o Rural Rota, uma tecnologia voltada à gestão do relacionamento com clientes, colaboradores e com a própria operação rural.

A ideia surgiu a partir da vivência dos concunhados André Knopp e Bruno Costa, que observaram de perto as dificuldades de gestão enfrentadas pela família das esposas. Junto a outros dois sócios, eles fundaram o Rural Rota com uma proposta simples: tirar do papel o velho caderno de campo, ainda usado por milhares de produtores rurais.

O que começou há dois anos como uma base de CRM adaptada — sistema que armazena e organiza todas as informações — logo evoluiu para um sistema mais robusto, integrado e personalizável. Hoje, o Rural Rota oferece funcionalidades eficazes para os funcionários, como registro por áudio e envio de imagens, até ferramentas de gestão para os proprietários, como ponto digital, controle de estoque, pedidos e dados operacionais. Tudo concentrado em um único aplicativo que funciona, inclusive, sem conexão com a internet.

“Só quem entende de agronegócio sabe como o setor não é somente aquela grande fazenda com acesso à internet. No desenvolvimento do aplicativo, pensando também em alcançar quem não tem conexão, nosso sistema também funciona de maneira off-line”, afirma André, CEO do Rural Rota. 

A simplicidade foi uma das grandes apostas do projeto. Muitos produtores enfrentam resistência por parte dos colaboradores na hora de preencher relatórios, registrar tarefas ou manter o controle de atividades como ritmo da colheita ou uso de insumos. Pensando nisso, o sistema foi desenhado com foco na usabilidade e na agilidade, com uma curva de aprendizado curta – o suficiente para que, em uma semana de uso diário, qualquer colaborador se familiarize com a ferramenta.

“A principal função do sistema é ser organizado, reunir tudo em um único lugar”, explica Bruno. “Hoje, muitas informações estão espalhadas em planilhas de Excel, mensagens de WhatsApp ou em cadernetas que podem se perder ou simplesmente não ser compartilhadas. Isso compromete o histórico e a tomada de decisão”, explica. Além disso, o uso da nuvem garante segurança e acesso fácil às informações de qualquer lugar.

Enquanto grande parte das soluções de mercado exige que o produtor se adapte ao sistema, o Rural Rota propõe o oposto: é o sistema que se adapta à fazenda. Cada propriedade pode configurar o escopo de funcionalidades, mantendo apenas o que realmente utiliza no dia a dia.

“Nosso diferencial é justamente a possibilidade de personalizar sem encarecer. O produtor não precisa contratar várias plataformas. Com a nossa base, ele recebe atualizações contínuas, com novas ferramentas sendo implementadas conforme a necessidade”, destaca André.

Mais do que uma empresa de tecnologia, o Rural Rota almeja se consolidar como uma inovação criada a partir das necessidades reais do campo. Um negócio fundado por quem conhece a lógica rural, conhece desafios dentro da porteira e acredita que inclusão digital também é uma forma de valorização do produtor.

Para levar a solução a mais produtores, o Rural Rota passou a integrar o Clube Broto, clube de assinaturas que conecta o agronegócio a ferramentas inovadoras em todas as etapas do ciclo produtivo. Conheça um pouco mais da ferramenta e realize um teste por 30 dias ao acessar o software pelo nosso clube.