Foto: Wenderson Araujo/Trilux
Foto: Wenderson Araujo/Trilux

A tecnologia brasileira SaveFarm, desenvolvida pela Eirene Solutions, ganhou destaque na Agritechnica 2025, maior feira de máquinas agrícolas do mundo, realizada em Hanover, na Alemanha. A solução de pulverização seletiva chega ao evento com uma nova geração de algoritmos e integração com inteligência artificial (IA), marcando um avanço importante na agricultura de precisão.

A principal inovação é o Cortex.AI, sistema de IA capaz de mapear o solo e identificar ervas daninhas mesmo em lavouras já desenvolvidas — técnica conhecida como green on green. Essa inteligência permite reduzir significativamente o uso de defensivos agrícolas e a quantidade de embalagens descartadas, contribuindo para práticas mais sustentáveis e econômicas.

Com câmeras de alta resolução, os sensores do SaveFarm são instalados nas barras dos pulverizadores e operam em tempo real, sem necessidade de conexão à internet. O sistema analisa 54 milhões de pixels por segundo e processa até 7 milhões de imagens por hora, identificando com precisão as plantas que precisam receber herbicidas.

Segundo Eduardo Marckmann, CEO da Eirene Solutions, a integração com IA “amplia a capacidade de processamento de imagens e torna a pulverização mais eficiente em todas as fases do calendário agrícola”. Ele ressalta que a tecnologia foi desenvolvida para simplificar o uso no campo, permitindo que qualquer operador consiga aplicar o sistema com facilidade.

Compatível com todos os modelos de pulverizadores, a solução é considerada uma plataforma universal. Recentemente, passou a equipar pulverizadores Case IH e New Holland, ampliando sua adoção internacional.