A Embrapa apresentou uma nova cultivar de arroz de terras altas aos integrantes da cadeia produtiva da cultura no Mato Grosso. Inicialmente, foram enviadas amostras para empresas que embalam o produto e inserem no mercado.
Após enviar as amostras, a entidade realizou, no dia 4 de julho, uma reunião organizada pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), com participação de integrantes do Sindicato das Indústrias de Arroz no Estado de Mato Grosso (Sindarroz-MT), produtores de sementes certificados e de integrantes da Pesquisa e da Transferência de Tecnologia da Embrapa.
De acordo com a entidade, o objetivo da reunião foi destacar a cultivar de arroz de terras altas, BRS A503. O produto foi lançado oficialmente durante a Tecnoshow Comigo, na cidade de Rio Verde (GO).
A apresentação abordou temas como o desenvolvimento de cultivares, ações de transferência de tecnologia (TT) e movimento de mercado, feita pela equipe de Melhoramento de Arroz e de TT da Embrapa Arroz e Feijão.
“Fazer apenas o lançamento da cultivar não é o suficiente. O trabalho é muito maior, precisa de muita divulgação, principalmente junto à Indústria que, sabendo e confiando na qualidade do material, vai fortalecer o processo de consolidação no mercado. É isso que temos visto por onde temos ido levar a BRS A503”, disse Rodrigo Sérgio analista de TT da Embrapa
Eloi Moacir Faccio (Arrozeira Somar), Anderson Carlos Vicente (Urbano Agroindustrial), Edenilson Bodoni (Sumaré Comércio de Alimentos) foram os representantes das indústrias do Mato Grosso presentes na reunião com a Embrapa.