Triticultura

São Paulo articula expansão da produção de trigo e mira safra de 340 mil toneladas em 2025

Encontro reuniu governo e setor para alinhar estratégias e fortalecer a triticultura paulista

Imagem de campo de trigo ilustra o lançamento do curso Expert em Manejo de Trigo, da Embrapa
Foto: Polina Rytova/Unsplash

A triticultura paulista deu mais um passo estratégico rumo ao crescimento. Nesta quarta-feira (6), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo reuniu, na sede do Moinho Anaconda, representantes da cadeia produtiva do trigo para alinhar ações que fortaleçam o setor e ampliem a competitividade frente a outros polos nacionais.

O encontro, realizado em parceria com o Sindicato da Indústria do Trigo de São Paulo (Sindustrigo), foi aberto pelo presidente da entidade e diretor-presidente da Anaconda, Max Piermartiri, que apresentou os principais desafios e oportunidades para o avanço da produção de trigo no estado.

O secretário de Agricultura, Guilherme Piai, destacou a relevância do trigo para a economia paulista. “Fortalecer a produção de trigo em São Paulo é essencial para reduzir a dependência de importações, impulsionar o desenvolvimento econômico regional por meio da geração de empregos e valorização da cadeia produtiva. E a maneira de acelerar esse crescimento é dialogando permanentemente com o setor”, disse Piai.

Segundo estimativa divulgada pela Câmara Setorial do Trigo, a safra de trigo 2025 deve atingir cerca de 340 mil toneladas, consolidando São Paulo como um polo emergente no cenário nacional, mesmo diante de desafios climáticos.

A reunião reafirma o compromisso do governo estadual em manter diálogo permanente com o setor, priorizando cadeias produtivas de alto potencial de expansão.