Parceria estadual

Governo do Amapá alinha atividades diretas com o Pará para dinamizar cadeia do cacau

Reunião entre autoridades dos estados teve como pauta a capacitação técnica e envio de sementes da cultura

O Governo do Amapá, através de uma equipe de técnicos do setor primário, alinhou uma série de atividades diretas com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac/PA), do estado do Pará, com objetivo de dinamizar a cadeia do cacau entre os estados.
Foto: Weverton Façanha/Agência de Notícias do Amapá

O Governo do Amapá, através de uma equipe de técnicos do setor primário, alinhou uma série de atividades diretas com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac/PA), do estado do Pará, com objetivo de dinamizar a cadeia do cacau entre os estados e estreitar relações, além de fortalecer as ações do Programa Amapá Cacau, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O encontro entre as autoridades estaduais aconteceu entre os dias 16 e 18 de julho. Durante a agenda, a secretária da SDR, Beatriz Barros, junto do engenheiro-agrônomo, Luiz Cabral, foram recebidos pelo diretor da Ceplac/PA, Fernando Teixeira

O encontro teve como pauta futuras capacitações técnicas de servidores, o envio de sementes de cacau da safra 2024/25, além da participação do Pará na 54ª Expofeira, que ocorre entre os dias 30 de agosto a 7 de setembro.

“Temos o compromisso com desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do cacau e queremos promover a capacitação dos técnicos de servidores junto aos técnicos do Pará, que apresentam grande experiência na área, o fornecimento de sementes de qualidade e a participação em eventos que fomentam o intercâmbio de conhecimentos no setor”, disse Barros.

Com o apoio da Ceplac/PA, o programa Amapá Cacau foi implantado no estado em 2022, e atualmente auxilia 420 agricultores familiares no plantio da cultura. A nova cadeia produtiva está iniciando no estado pelas cidades de Porto Grande, Ferreira Gomes, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio e Tartarugalzinho.