Apoio do Estado

Governo do Pará realiza mutirão para emissão do CAF e do CAR

Iniciativa atendeu cerca de 50 produtores rurais da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, situada em Belém

Foto: divulgação/Governo do Pará
Foto: divulgação/Governo do Pará

O Governo do Pará, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Pará), realizou, na quarta-feira (13), um mutirão de emissão do Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF) e do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A iniciativa atendeu cerca de 50 produtores rurais da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, situada em Belém, e reforça o compromisso do governo estadual com o fornecimento de acesso a políticas públicas para agricultores familiares em todo o Pará.

Para Camila Silva, agricultora e uma das lideranças da comunidade, o cadastro possibilitará aos produtores locais acesso a políticas públicas, com projetos assistidos pela Emater para o aproveitamento do açaí, além da colheita e venda dos frutos para feiras de Belém e Região Metropolitana.

“Estamos com um projeto de criar uma associação formada somente por mulheres e queremos trazer benefícios para a nossa comunidade, em busca do que a comunidade precisa, com projetos voltados para a culinária regional produzidos com o açaí. Podemos aproveitar o fruto de outras formas e a Emater vai poder nos ajudar com esses projetos”, afirmou.

Segundo Camila, o ponto inicial de qualquer auxílio que ajude no fomento e melhoria na produção do fruto para os agricultores tem relação direta com a Emater. A liderança enfatizou alguns dos projetos que devem movimentar o turismo da região e gerar emprego e renda aos moradores. 

Cerca de doze técnicos dos dois escritórios locais participaram do cadastro dos produtores, oferecendo auxílio e informações, esclarecimentos de dúvidas e levantamento de dados para a emissão das documentações, tudo gratuito.

“Todos os serviços são totalmente gratuitos, oferecidos pelo Governo do Pará. Desde a visita nas propriedades, elaboração de documentos, de projetos, entre outros serviços oferecidos pela Emater”, explicou o supervisor regional das Ilhas, Renato Barata.