O Sebrae e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) assinaram, nesta quarta-feira (6), um acordo de cooperação técnica (ACT) para desenvolver ações conjuntas que aumentem a produtividade e a competitividade das agroindústrias de pequeno porte.
A iniciativa – que deve beneficiar 2,5 mil estabelecimentos – visa habilitar a comercialização dos produtos de origem animal em todo território e o fortalecimento do certificado de identidade, como produto artesanal, para produtos alimentícios, também conhecido como Selo Arte.
“Vamos trabalhar os serviços de inspeção municipal dos consórcios para que eles façam a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) e ampliem a comercialização. Trabalharemos também no aumento do número de serviços de inspeção municipal consorciados e não consorciados, reduzindo a informalidade”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
“Queremos, por meio dessa iniciativa, destacar a importância da inclusão produtiva dos pequenos produtores para o desenvolvimento econômico, a valorização cultural e a segurança do alimento”, completa.
Para o titular do Mapa, Carlos Fávaro, a parceria com o Sebrae permitirá agregar valor aos produtos e ampliar a comercialização para muito mais pessoas.