
Durante os dias 28 de abril e 2 de maio acontecerá a 30ª edição da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), principal feira de tecnologia para o agronegócio da América Latina, que reúne mais de 70 países visitantes. Neste ano, o evento trará novidades como o Pavilhão Chinês e o Agrishow Pra Elas. Além disso, espera receber cerca de 195 mil visitantes.
Em entrevista exclusiva ao Broto, o presidente da feira, João Carlos Marchesan, contou suas expectativas para o evento de 2025 e para a 23ª edição da Rodada Internacional de Negócios.
Agrishow estreia Pavilhão Chinês e Agrishow Pra Elas
Na edição de 2025, a Agrishow contará com novidades e negociações com outros países. O Pavilhão Chinês, por exemplo, será um dos novos movimentos da feira em parceria com Pequim. “A feira passa a contar com o Pavilhão Chinês, um espaço de 1.000 m², com 51 empresas. Esse movimento mostra o interesse crescente de grandes players em usar a Agrishow como plataforma de negócios”, explicou o presidente.
Além disso, o evento também proporcionará maior espaço para produtoras rurais. Neste ano, a Agrishow conta com o Agrishow Pra Elas, criado para valorizar, conectar e inspirar as mulheres do setor. De acordo com Marchesan, “a programação inclui palestras, rodas de conversa e ações voltadas ao empreendedorismo, inovação e gestão no campo, sempre com mulheres à frente dos debates.”
Expectativas para Rodada Internacional e principais temas da Agrishow 2025
O presidente afirmou que as expectativas para a edição deste ano são positivas e acrescentou que “a Rodada deve atrair compradores estratégicos interessados em soluções que aumentem a eficiência no campo, conectando diretamente as empresas a oportunidades comerciais”.
Contando com a presença de mais de 70 países e mais de 800 marcas, com empresas nacionais e internacionais, em especial da China, Índia e Estados Unidos, a feira produz anualmente a Rodada Internacional de Negócios há 23 anos. Nela, compradores de diversos países se reúnem para estabelecer contatos comerciais e explorar oportunidades no mercado brasileiro.
Além disso, a Agrishow atua como principal vitrine para o lançamento de tendências tecnológicas no campo. Assim, o evento também se comporta como um incentivo para a produtividade nas produções rurais.
“Sabemos que o agronegócio está em constante transformação e a Agrishow acompanha esse ritmo, sendo a principal feira de tecnologia para o agronegócio da América Latina e uma das maiores e mais completas feiras de tecnologia agrícola do mundo, oferecendo tudo o que o produtor rural necessita para o seu negócio”, comentou Marchesan.
Novos contextos no mercado global
Atraindo cada vez mais parceiros comerciais internacionais, apenas em 2024, o Brasil arrecadou R$ 991,15 bilhões em exportações do agronegócio. De acordo com o Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), um novo mercado é conquistado para os produtos agropecuários brasileiros a cada dois dias. Além disso, o Brasil já abriu 285 mercados em 62 diferentes países desde 2023.
No entanto, considerando o contexto atual, as guerras comerciais ao redor do mundo geram efeito em todo o mercado internacional. Quanto às medidas tarifárias de Trump, Marchesan disse que apesar da possível instabilidade econômica, as mudanças podem trazer benefícios ao agronegócio brasileiro.
“O setor tem mostrado uma capacidade enorme de adaptação e resiliência, e diante de mudanças no cenário internacional, o Brasil pode acabar ganhando ainda mais espaço como fornecedor confiável”, disse. O presidente também afirmou que a expectativa de movimentação de R$ 15 bilhões em negócios durante o evento continua otimista.