Olivicultura

Campinas vai sediar 1º Simpósio Brasileiro de Olivicultura em setembro

Evento técnico reúne especialistas para debater cultivo de oliveiras no Brasil subtropical e valorização do azeite nacional

Foto: Mahmoud Yahyaoui/Pexels
Foto: Mahmoud Yahyaoui/Pexels

A cidade de Campinas (SP) vai receber o 1º Simpósio Brasileiro de Olivicultura, que acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro de 2025. O encontro vai reunir especialistas para discutir os principais desafios e inovações no cultivo de oliveiras em regiões de clima subtropical. O evento será realizado no auditório da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, na Avenida Brasil, 2340, Jardim Chapadão.

Organizado pela Apta Regional de Piracicaba e pelo Instituto Agronômico (IAC-Apta), com apoio da Fundag, o simpósio terá como foco o enfrentamento de doenças como a seca progressiva de ramos, provocada pela bactéria Xylella fastidiosa.

Segundo a pesquisadora e coordenadora do evento, Edna Bertoncini, é necessário realizar trocas para superar o desafio do cultivo de oliveiras em condições subtropciais, e assim, oferecer uma qualidade no azeite nacional. Além disso, o simpósio vai debater estratégias para o aumento da produtividade, redução de custos e competitividade no mercado frente aos azeites importados.

Para além das palestras com especialistas renomados da olivicultura, o simpósio terá espaço para divulgação de trabalhos científicos. As submissões de trabalhos científicos serão aceitas até 18 de agosto.

O evento é voltado para produtores, agrônomos, técnicos, consultores, professores, estudantes e interessados na cadeia produtiva da olivicultura.