Eventos

Citros Show Nordeste reúne citricultores e empresas em Aracaju

Feira discute tecnologia, mercado e desafios da citricultura no Nordeste

A imagem representa as tangerinas ponkan de Cerro Azul (PR) que receberam certificado de indicação geográfica
Foto: Gilson Abreu/Agência de Notícias do Paraná

O Citros Show Nordeste 2025 começou nesta quarta-feira (13) e segue até hoje (14) na sede da Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE), em Aracaju. O evento reúne produtores, indústrias, fornecedores e especialistas para debater tecnologia, financiamento e mercado da citricultura. A programação inclui palestras, exposição de maquinários e insumos, e empresas do setor.

Segundo o organizador, José Hugo Campos de Lima, o Nordeste já supera São Paulo em produtividade, mas ainda carece de capacidade industrial para processar toda a produção. “Hoje, o Nordeste produz mais que São Paulo, mas ainda não tem capacidade de processamento suficiente. Então, a fruta acaba saindo daqui e indo para São Paulo, andando 2 mil km” afirma.

Para o secretário estadual da Agricultura, Zeca Ramos, o encontro celebra a supersafra sergipana e reforça a liderança do estado na produtividade de laranja no Nordeste. “Atualmente, Sergipe tem a maior produtividade no cultivo de laranja do Nordeste. Esse evento é também um momento para trocar experiência, porque temos muito a avançar a aprender com a experiência de outras regiões produtoras, a exemplo dos desafios do escoamento da produção“, diz.

A expectativa da organização é de que somente nesta edição, a feira deve gerar cerca de R$ 7 milhões em negócios, superando os R$ 5 milhões registrados no ano passado.