O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, afirmou neste domingo (27) que o governo trabalha para viabilizar um Plano Safra 2025/26 mais robusto. A declaração foi feita durante a abertura da Agrishow 2025, que acontece em Ribeirão Preto (SP).
Alckmin sinalizou o interesse do governo em ampliar os recursos do Plano Safra, visando atender o crescimento do setor, impulsionado pela expectativa de colheita recorde nesta safra. No entanto, ele foi o único representante do governo federal presente na cerimônia. Ministros ligados ao agronegócio, como Carlos Fávaro (Agricultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), alegaram conflitos de agenda e não participaram da abertura do evento.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), representantes do governo de São Paulo, e personalidades do agronegócio brasileiro estiveram presentes no evento.
Fortalecimento do agronegócio
Durante seu discurso, Geraldo Alckmin destacou a importância do fortalecimento do agronegócio para a economia nacional. Segundo ele, o bom desempenho do setor impacta positivamente a indústria, gerando emprego, renda e impulsionando o desenvolvimento do país.
“Quando o agro vai bem, ajuda a indústria e quando a indústria vai bem, ajuda o agro. São setores interligados, indispensáveis na engrenagem econômica do país”, afirmou o vice-presidente.
Alckmin também ressaltou o papel da Agrishow como um agente fundamental no fortalecimento da economia e da sociedade. Ele destacou que a inovação tecnológica no campo é essencial para manter o Brasil na liderança global em inovação dentro e fora da porteira.