
A Feira Internacional do Café Conilon (FICC), com inicio na última quinta=feira (27), em Jaguaré, no Espírito Santo, reuniu 80 expositores e cerca de 20 mil visitantes, durante três dias de programação, neste último final de semana, dedicada à inovação, sustentabilidade e novos mercados para a cafeicultura capixaba, principalmente no cultivo do café robusta.
O evento contou com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço, do prefeito Marcos Guerra, secretários de Estado e autoridades do setor.
A Secretaria da Agricultura (Seag/ES) participou do evento com um estande que mostra a evolução da cafeicultura no Estado, incluindo ganhos de produtividade, melhoria da qualidade e avanços em sustentabilidade. Entre os destaques está a produtora Carolinna Bridi Gomes, campeã nacional do Coffee of the Year 2025 na categoria canéfora.
Entre os visitantes de destaque, o evento contou com uma comitiva chinesa, composta pelo cônsul-geral adjunto da China no Rio de Janeiro, Wang Haitao; o cônsul comercial, Jorge Zhou You; e a vice-cônsul, Inês Wang Zhiyi. O enfoque dos representantes diplomáticos era realizar negociações com os produtores rurais locais de café e a articulação contou com o apoio do presidente da Câmara do Comércio Brasil-China no Estado, Carlos Eiras.
Para o secretário de Turismo, Victor Coelho, o evento fortalece o agroturismo e ajuda a atrair visitantes ao Estado. “Queremos levar nosso café ao mundo, mas também trazer o mundo para conhecer o Espírito Santo. A FICC impulsiona o café como vetor turístico e econômico.”
Consolidada como um dos principais pontos de encontro da cadeia produtiva do café, a FICC fortalece a conexão entre produtores, cooperativas, exportadores, pesquisadores, instituições financeiras e compradores internacionais, ampliando oportunidades de negócios e reforçando a imagem do café conilon capixaba no mercado global.
Produção capixaba do café conilon
Segundo a Seag/ES, o Espírito Santo mantém a posição de maior produtor de café conilon, variedade do café robusta, do Brasil, responsável por cerca de 70% da produção nacional. A produção estadual representa:
- 286 mil hectares cultivados
- 68 municípios produtores
- 49 mil propriedades rurais envolvidas
- 13,8 milhões de sacas estimadas pela Conab (set/2025)
- Produtividade média: 53,5 sacas/há
90% das lavouras são irrigadas, e o tamanho médio das propriedades é de 8 hectares. A renovação das lavouras avança com 7% ao ano, segundo as recomendações técnicas da Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Os principais municípios produtores, conforme dados de 2024, são Rio Bananal, Linhares, Vila Valério, Colatina, Jaguaré e Nova Venécia.
A FICC é realizada pela prefeitura de Jaguaré e conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Seag, Setur, Incaper, além da Adetur e da Instância de Governança Regional de Turismo do Verde e das Águas.