O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), representado pelo secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Pedro Neto, apresentou as estratégias da pasta para a produção sustentável na Conferência Internacional de Agricultura Tropical, que aconteceu entre os dias 29 a 31 de julho, na Costa Rica.
O evento foi organizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e pelo Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE), com representantes de governos, centros de pesquisa, universidades e do setor privado de diversos países, em que foi reforçada a importância da cooperação internacional para a produção sustentável na agricultura da região.
Durante o evento, o secretário destacou o papel do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas (ABC+), que viabilizou a entrada de tecnologias em cerca de 54 milhões de hectares.
“Na fase atual, o ABC+ amplia a ambição brasileira com práticas voltadas à retenção de carbono, tratamento de resíduos, recuperação de áreas degradadas e abordagem integrada da paisagem rural, com impacto estimado de redução de 1 gigatonelada de CO₂ equivalente”, disse Neto.
Durante a conferência, foi lançada a Plataforma de Agricultura Tropical, desenvolvida por uma parceria do IICA, CATIE, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola do Caribe, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Alliance Bioversity-CIAT. A ferramenta foi criada para impulsionar a articulação regional e a inovação científica para a sustentabilidade e a resiliência dos na produção tropical.