O Maranhão é o primeiro estado a realizar a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (3ª CDRSS).
Foto: Divulgação/Governo do Manharão

O Maranhão é o primeiro estado a realizar a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (3ª CDRSS). O evento foi realizado nos dias 29 e 30 de outubro e elegeu 42 delegados que participarão da etapa nacional, prevista para 2026.

Com o lema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, a conferência reuniu representantes de 64 municípios, comunidades rurais, povos e comunidades tradicionais, assentados da Reforma Agrária, gestores públicos, acadêmicos e organizações sociais.

Ao longo dos dois dias de evento, os 234 delegados escolhidos nas etapas municipais e territoriais, juntamente com representantes da sociedade civil e do poder público, se dividiram em grupos de trabalho para discutir os cinco eixos centrais do encontro:

  • O papel do Brasil Rural diante da emergência climática e de outras crises globais;
  • A transição agroecológica dos sistemas alimentares e rurais;
  • A democratização do acesso à terra, território e água;
  • A garantia de direitos sociais e do bem viver;
  • O fortalecimento do estado, da participação popular e das políticas públicas voltadas ao meio rural.

Cada grupo selecionou seis propostas, totalizando 30 que foram debatidas e aprovadas durante o evento. Essas ideias compõem o Documento Estadual, que será encaminhado à Conferência Nacional. Também foram eleitos os 42 delegados e seus suplentes que representarão o Maranhão na etapa nacional, em Brasília, em março de 2026.

Zulmira Mendonça, agricultora familiar da comunidade quilombola Capoeira, em Viana (MA), e representante da Rede Estadual de Colegiados Territoriais, foi eleita delegada da sociedade civil pelo Território Campos e Lagos. Ela afirmou que defenderá as propostas do Maranhão na etapa nacional.

“Com muita gratificação, elegemos propostas para nossas políticas para a agricultura familiar e concluímos com a escolha dos delegados, da qual faço parte, para representar o nosso estado em Brasília. Defenderei nossa agricultura e os territórios maranhenses na conferência nacional, para fazermos com que o nosso Maranhão amplie as políticas para o desenvolvimento rural”, disse.

A Conferência Estadual foi organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF). O evento contou ainda com o apoio do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages), realizado pela SAF em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).