O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), promove, durante os dias 25 de agosto até 4 de setembro, um mutirão de atendimento para produtores regularizarem o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A ação é feita em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
O mutirão será realizado no Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP) do Ipaam, na avenida Mário Ypiranga, nº 3.280, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Além das entidades públicas já citadas, a iniciativa também conta com o apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Cooperação Alemã, da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e da parceria da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).
De acordo com um levantamento feito pelo Idaam e o Projeto Floresta+ Amazônia, do Governo Federal, 769 cadastros ambientais rurais na capital Manaus apresentam pendências de retificação ou faltam apresentar documentos, com a maioria localizada em assentamentos do Tarumã-Mirim.
“Estamos oferecendo uma oportunidade para que os agricultores regularizem seus imóveis e possam acessar programas que recompensam quem protege a floresta. O Cadastro Ambiental Rural é uma ferramenta essencial para garantir transparência, planejamento territorial e valorização da floresta em pé”, afirmou o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço.
Junto da regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), os produtores também poderão se inscrever no edital de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) da agricultura familiar, que gera renda para proprietários rurais que preservam áreas de vegetação nativa.