Raízes de mandioca prontas para beneficiamento na agricultura familiar do Acre
Foto: Marcos Vicentti/Secretaria de Comunicação do Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri), está criando um programa de incentivo ao plantio de mandioca em todo o estado, com o objetivo de fortalecer a produção e a renda das famílias de produtores rurais.

Diana Cristina Braga, engenheira agrônoma responsável pela cadeia produtiva da mandioca na Seagri, explica que a iniciativa busca contribuir diretamente para diferentes aspectos da produção e da vida do agricultor. Segundo ela, “essa ação contribui para o aumento da produtividade e a redução do esforço físico no preparo do solo e no plantio, tornando o processo mais rápido, eficiente e de menor custo”.

Inicialmente, a Seagri irá contemplar 250 produtores, totalizando 500 hectares de área plantada. Cada beneficiário vai receber apoio para o cultivo em dois hectares de mandioca. O objetivo final do programa é atender 350 famílias, alcançando 700 hectares de área plantada em todo o Acre.

O programa começará pela região do Alto Acre, beneficiando 100 produtores, o que representa 200 hectares de cultivo. As cidades contempladas nessa fase são Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba.

O investimento inicial em mecanização e gradeação será de R$ 400 mil, voltado ao preparo do solo e à otimização do processo de plantio.

Na segunda fase, que abrangerá a região do Juruá, serão atendidas 150 famílias e 300 hectares nas cidades de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Devido ao período de chuvas, o início dessa etapa está previsto para o verão de 2026.