A Lei 15.2216/25, que aumenta a parcela de produtos da agricultura familiar na merenda escolar, foi publicada no Diário Oficial da União ontem (1º), e entrou em vigor
Foto: Freepik

O Governo de Sergipe, por meio da Companhia de Desenvolvimento Regional (Coderse), passou a realizar o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) nos perímetros irrigados do estado. A ação complementa os serviços já oferecidos pela companhia, como fornecimento de água e assistência técnica agrícola. Em 2025, quase 80 produtores já foram cadastrados pelos técnicos.

O objetivo é ampliar o acesso dos agricultores familiares a programas de incentivo. O CAF permite que os irrigantes participem de iniciativas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A Coderse tem promovido encontros entre os produtores. No mais recente, realizado na última quinta-feira (9), 87 irrigantes de Areia Branca, Malhador e Riachuelo conheceram as opções de financiamento voltadas à agricultura familiar.

O cadastramento também tem gerado resultados diretos em outras regiões. No Perímetro Piauí, em Lagarto, 44 agricultores com CAF participarão do PAA com a entrega de 85 toneladas de alimentos, beneficiando 5,5 mil pessoas em situação de insegurança alimentar. A remuneração, feita pela Conab, chegará a R$ 440 mil.

Segundo a Coderse, o CAF fortalece a agricultura familiar ao facilitar o acesso ao crédito e incentivar a modernização dos sistemas produtivos. Muitos perímetros foram criados há mais de 30 anos e ainda utilizam equipamentos antigos. Com o financiamento, os produtores podem renovar maquinários, diversificar a produção e investir em criações integradas à agricultura irrigada.