Política pública

Capacitação fortalece cadeia da pesca artesanal no Tocantins

Evento reuniu pescadoras e pescadores e marcou abordou capacitação técnica, políticas públicas e inclusão produtiva

Capacitação fortalece cadeia da pesca artesanal no Tocantins

O Governo do Tocantins promoveu, na última semana, uma capacitação técnica no município de Ipueiras, situado na região central do estado. A ação foi realizada pela Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), em parceria com a Secretaria da Mulher (SecMulher).

O evento reuniu pescadoras e pescadores da Colônia de Ipueiras, na Câmara Municipal, e marcou um momento de articulação entre capacitação técnica, políticas públicas e inclusão produtiva. Além da formação, foram debatidos projetos voltados ao desenvolvimento da atividade pesqueira na região.

“Levamos capacitação, orientação quanto às documentações exigidas para o desempenho da atividade, como por exemplo, o Registro Geral da Atividade Pesqueira, as guias de transporte, bem como as formas de beneficiamentos e palestra sobre os dados socioeconômicos da Pesca”, explicaram Dyego Reis, diretor de Desenvolvimento da Pesca da Sepea.

Representando a Sepea, o secretário-executivo Rodrigo Ayres apresentou os eixos estratégicos do programa Trilha da Pesca e Aquicultura, que prevê, entre outras iniciativas, o incentivo à inovação tecnológica, o acesso a crédito e o fortalecimento de práticas sustentáveis.

“Nos últimos meses, nossas equipes têm trabalhando para implementar e desenvolver projetos e ações que visam fortalecer a inovação e a inclusão social dentro da Pesca e Aquicultura em diversos municípios.”, afirmou.

Esses projetos envolvem a inovação das práticas pesqueiras até o desenvolvimento de tecnologias eficientes e sustentáveis para a aquicultura. O objetivo da Sepea é garantir políticas públicas, com o Programa Trilha da Pesca e Aquicultura, para que haja o crescimento da produção, respeitando o equilíbrio do meio ambiente, o bem-estar, e gerando segurança alimentar e renda para as comunidades que dependem dessa atividade”, ressaltou Rodrigo Ayres.

Sobre o programa

Sancionado em setembro de 2024, o programa visa estruturar a cadeia produtiva da pesca e aquicultura no Tocantins por meio de parcerias institucionais, qualificação profissional, acesso a tecnologias sustentáveis, incentivos fiscais e políticas integradas de segurança alimentar e conservação ambiental.