O IV Seminário Piauiense de Aquicultura reforçou a importância da capacitação técnica, do cooperativismo e da inovação no mercado do peixe.
Foto: Wenderson Araujo/Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

Ontem (30), ocorreu IV Seminário Piauiense de Aquicultura, realizado em Teresina (PI), reuniu piscicultores, técnicos e instituições públicas para debater os desafios e oportunidades da criação de peixes no estado do Piauí.

Com o tema “Quem lança a rede, encontra oportunidades”, o encontro contou com palestras, minicursos e oficinas técnicas voltadas ao fortalecimento da produção local relacionada ao setor da aquicultura.

Promovido pela Cooperativa de Pescado do Vale do Parnaíba (Pescoo) e pela Câmara Setorial de Piscicultura do Piauí, o evento teve o apoio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF). As atividades abordaram temas como nutrição de peixes, uso de probióticos, manejo sustentável, inovação tecnológica e mercado para espécies nativas de aquáticos.

Entre as ações apresentadas, destacou-se a melhoria da Estação de Piscicultura de Nazária, que agora tem capacidade de produzir até 2,5 milhões de alevinos por ano, além da Lei Estadual de Incentivo à Aquicultura, que já beneficia cerca de 800 produtores familiares do mercado de peixes.

O IV Seminário Piauiense de Aquicultura reforçou a importância da capacitação técnica, do cooperativismo e da inovação como pilares para o crescimento sustentável da piscicultura e todo o mercado de peixes no Piauí, fortalecendo especialmente os pequenos produtores rurais.