Agricultura familiar

Universidade fortalece avicultura na Bahia com raças nativas

Projeto distribui aves nativas da Uesb e beneficia 300 famílias em 28 municípios da Bahia

Mais de 2 mil aves já foram entregues como base reprodutiva, beneficiando diretamente 300 famílias agricultoras de avicultura da Bahia
Foto: Ascom/Uesb

Com o objetivo de fortalecer a avicultura familiar na Bahia, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) lançou o projeto “Guardiões”, desenvolvido pelo Laboratório Experimental de Avicultura (Labeave). A iniciativa promove a preservação genética de raças nativas de aves e gera renda para agricultores familiares em mais de 28 municípios baianos.

Raças valorizadas e preservadas

O projeto trabalha com quatro raças de galinhas, são elas meia perna, caneludo do Catolé, peloco e o frango da carne negra –, além do peru preto caipira e o pato Catolé. Mais de 2 mil aves já foram entregues como base reprodutiva, beneficiando diretamente 300 famílias agricultoras.

Segundo o professor Ronaldo Vasconcelos, coordenador do Labeave, o projeto valoriza o patrimônio genético brasileiro e tem tido boa aceitação entre os produtores. “Trabalho muito na valorização desse patrimônio genético, e a receptividade tem sido ótima”, afirma.

Expansão em diversos municípios

Atualmente, mais de 30 guardiões mantêm e multiplicam essas raças de aves em cidades como Juazeiro, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. A parceria com organizações como o Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (Cedasb) amplia o alcance da iniciativa.

Em Itagibá (BA), o trabalho inspirou a criação de um núcleo de reprodução das aves nativas, com apoio da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). O núcleo começou com 50 aves da raça caneludo do Catolé e hoje já soma mais de 250, com planos de expansão para atender 50 famílias.

Além da produção de alimentos saudáveis, o projeto fomenta a economia rural, fortalece o comércio de aves e contribui para programas como o Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).