Vista aérea de operação logística de desembarque e movimentação de uma grande montanha de fertilizantes a granel em um porto brasileiro, ilustrando o volume recorde de importação em 2025.

A entrada de fertilizantes no Brasil somou 41,73 milhões de toneladas entre janeiro e novembro de 2025, volume recorde para o período e acima das 40,84 milhões de toneladas registradas no mesmo intervalo de 2024. Os dados estão na edição de dezembro do Boletim Logístico da Conab.

Segundo a Conab, o avanço da entrada de fertilizantes acompanha a leitura do produtor sobre oportunidades para produtos brasileiros no comércio global, em um contexto de negociações tarifárias entre Estados Unidos e China e possíveis mudanças regulatórias, sanitárias ou econômicas.

Paranaguá lidera; Arco Norte cresce e passa Santos por pouco

O porto de Paranaguá (PR) segue como a principal porta de entrada de fertilizantes, com 10,16 milhões de toneladas no período. Já o Arco Norte consolidou a segunda posição: os portos do Norte receberam cerca de 7,56 milhões de toneladas, superando levemente o volume registrado em Santos, com cerca de 7,52 milhões de toneladas via estado de São Paulo.

Exportações: Arco Norte amplia participação em soja e milho

O Boletim também reforça a importância do Arco Norte no escoamento de grãos. De acordo com dados do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) citados pela Conab, as exportações brasileiras de soja até novembro somaram 104,7 milhões de toneladas, recorde e acima das 101,87 milhões de toneladas exportadas em todo o ano de 2021.

Do total embarcado em 2025, 36,8% saiu pelos portos do Arco Norte, 31,9% por Santos, 13% por Paranaguá e 7,9% por Rio Grande.

No milho, as exportações até novembro chegaram a 34,8 milhões de toneladas. Pelo Arco Norte foram escoadas 47,2% das vendas externas, enquanto Santos respondeu por 41,6%. Em seguida aparecem Paranaguá (12,2%) e São Francisco do Sul (8,2%).

Frete agrícola desacelera após o pico da safra

A Conab relata que o mercado de frete para produtos agrícolas ficou mais lento em novembro, após o avanço da safra 2024/25 e no início da temporada 2025/26. A sinalização é de que os preços do transporte tendem a variar com mais força conforme a colheita das culturas de primeira safra ganha tração.

Para cruzar logística com calendário de colheita, acompanhe os levantamentos de safra da Conab.

Se a propriedade está no momento de definir janela de entrega e formar estoque, vale revisar o guia de planejamento de compra de insumos.

O que esse recorde significa para a compra de adubo na fazenda

Para o produtor, o recorde de entrada é um bom termômetro de abastecimento e logística, mas não significa queda automática no custo do fertilizante. O preço final continua sensível a câmbio, demanda regional, prazos de entrega e frete.

Quem está pesquisando compra de fertilizantes e corretivos pode usar os números da Conab como apoio para decidir entre antecipar parte do volume, escalonar entregas e reduzir risco de gargalo em períodos de pico.

Na prática, o recado é simples: logística manda no custo. Para entender como o transporte entra na conta do adubo e do grão, veja também o conteúdo sobre frete e logística no agro.